segunda-feira, 17 de maio de 2010

Você sabe o que é Chick-Lit?

Chick-Lit ou "Literatura de mulherzinha"? Leia sem culpa!




Chick lit é um gênero chamado de “literatura de mulherzinha” ou “coisa de menina”. As capas costumam ser atraentes, com elementos do universo feminino. A linguagem é rápida, agradável, que levam a leitora e o leitor (porquê não?) a embarcar rápidamente na história, sonhar e se identificar (muuuito) com a heroína.
As heroínas retratadas pelo chick-lit são contemporâneas e variam dos 15 aos 40 anos. As leitoras, também.
As tramas tratam de tudo que faz parte do universo feminino, de acordo com a idade das protagonistas. Os dramas vividos por elas vão desde o amor, (seja o 1º ou milésimo), namoros, amizades, relacionamentos frustrados(Melancia), a luta contra a balança(Tamanho 44 não é gorda), carreira, conta bancária no vermelho(Os delírios de consumo de Beck Bloom), traição, guerra dos sexos e a espera pelo príncipe encantado,moda(O diabo veste prada),escrever no diário (Bridget Jones). Alguns podem até ser considerados menos românticos(Sex and the city, mas todos possuem diálogos inteligentes, respostas espertas,ironias,bobagens e situações em que nos identificamos ou ainda,que dizemos: ah, ela não fez - ou vai fazer- isso!?"(e em voz alta), além de nos garantir boas risadas.
O que importa é que, no final, tudo sempre dá certo, e ficamos com a sensação de que devemos lutar para que a nossa vida também dê!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário