sexta-feira, 16 de abril de 2010

Orgulho e preconceito - Jane Austen


Foi muito difícil decidir qual o primeiro livro sobre o qual gostaria de falar. Acabei escolhendo este, por ser um dos últimos pelo qual me apaixonei.
Conheço inúmeros autores,mas confesso que ainda não conhecia Jane Austen. Li esse 1º e acabei me apaixonando. Vou ler todos que encontrar (confesso que está difícil.., até agora só encontrei Razão e sensibilidade).

Bom, vamos a história (e que história!!!).

Iniciando pela parte técnica: A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.

Orgulho e Preconceito narra o cotidiano de cinco irmãs da família Bennet,algumas desesperadas para casar, incentivadas por uma mãe mais desesperada ainda, disposta a "jogar" as filhas para qualquer um que queira casar (mas, que preferencialmente, tenham boa posição social). Não se pode deixar de mencionar também, o pai das moças, um sujeito extravagante, mas carinhoso com Lizzy, sua predileta. A chegada de um vizinho rico na região desperta o coração da irmã mais velha, melhor amiga de Lizzy, ambos se apaixonam, mas a timidez da moça é interpretada como "interesse financeiro" (impressão essa realçada pela atitude da mãe, diga-se de passagem),o que causa muitos desencontros. Apesar das pressões da família e da sociedade em prol do casamento precoce,(por sinal com um primo detestável, que herdaria a casa delas) Elizabeth Bennet tem sagacidade,inteligência e rebeldia na medida certa para enfrentar qualquer tentativa de relacionamento arranjado. Ela é uma moça orgulhosa e com respostas inteligentes,coisa incomum para a época. Além disso,Lizzy só quer casar com alguém por quem realmente possa nutrir amor. Ao se esquivar das convenções sociais com suas falas sutis, irônicas, inteligentes e ríspidas, ela se identifica com Sr. Darcy,(amigo e mentor do vizinho rico, e mais rico ainda) embora ambos não percebam a princípio (ou melhor, ele até percebe,mas ela não). Na primeira vez que ele a viu, disse que ela era apenas "aceitável" o que feriu seu orgulho. Ele também, orgulhoso e preconceituoso, a magoa com sua arrogância, pois tem certeza que ela casará com ele. Lizzzy, então,cultiva preconceitos à moralidade de Darcy, que tenta provar o equívoco da moça sobre suas reais intenções. Entre encontros e desencontros, jantares, bailes e passeios, o amor se fortalece e prova que a tudo supera.
Sem dúvida, é uma das mais lindas histórias de amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário