domingo, 2 de janeiro de 2011

Minha filha de 13 anos quer namorar. E agora?





Oi pessoal. Resolvi fazer esse post, pois procurei alguns na net, e descobri que quase não existem, ou seja, ninguém quer falar sobre namoro na adolescência.
Bom, vou começar do início. Minha filha tem 13 anos e meio. Sabia que algum dia ela iria querer "ficar", ou mesmo namorar alguém, mas queria que demorasse mais. Sou professora de 5ª a 8ª, sei que nessa idade eles "despertam" mas é muito mais fácil quando é o "filho dos outros"! Você pode gostar de seus alunos, conversar com eles sobre vários assuntos, até ouvir confidências... mas não adianta, seus filhos sempre serão vistos por vc de outro modo. Afinal, são "nossa" responsabilidade exclusivamente, não dá pra virar as costas e deixar que outros se preocupem.
Claro que, por experiência própria, sei que não adianta proibir, que sempre poderiam fazer escondido, então resolvi conversar.
Sempre tivemos um diálogo aberto e sempre confiei nela, que tem mania de me contar tudo que acontece durante o dia, até as coisas mais insignificantes...
Perguntei se ela estava mesmo com muuuuuuuuita vontade de ficar com esse menino, e que ela só devia ficar se gostasse dele, já que seria seu 1º beijo, e com certeza sempre se lembraria, então que fosse com alguém que valesse a pena...
Ela afirmou que era ele (confesso que esperava que ela mudasse de ideia...rsrsrsrs)
O problema agora era meu marido... Estava surtando!!! A princesinha dele???? Claro que disse não!!!
Passamos alguns dias conversando sobre isso, coloquei exemplos de meninas (filhas de amigos) que namoravam escondido pois os pais proibiam, de outras que não namoravam, mas que ficavam todos os dias com meninos diferentes,e tantos outros casos, que funcionou: ele deixou...
O menino tem 15 anos, quase a idade dela, mora em outro bairro, não vem muito aqui, então estamos aliviados por ter permitido.
Sei que ela ainda irá passar por muitas etapas, provavelmente irá se decepcionar, sofrer, terá outros namorados e sei que em algum momento irá querer ter uma vida sexual (mas torço para que isso demore muito).
Conversamos bastante e sobre vários assuntos e sei que posso confiar nela, que não agirá por impulso, que sabe quais são os métodos de prevenção, e sobre as consequências de uma gravidez não planejada. Ressalto sempre a importância do estudo e de que isso sempre seja prioridade em sua vida.
Acho que o mais importante é conversarmos com os filhos, deixá-los saber que os amamos, e que por isso nos preocupamos, e que apoiamos suas escolhas, mesmo que nem sempre concordemos com elas. Que eles podem sempre contar com a gente, e que mesmo que todos os outros os decepcionem, nós sempre estaremos ali, de braços abertos com um colinho à espera.

11 comentários:

  1. vou falar um pouquinho de mim agr... :)
    Bem eu tenho 13 anos,ñ to namorando e acho que naum vou namorar tão cedo. vontades que naum faltam de rsrs sinto que naum é a hr (ou n apareceu o garoto que eu procure)
    amei seu post e td de bom pro casal

    ResponderExcluir
  2. Olá me chamo Helena e gostaria de saber como foi já que se passaram dois anos? estou com o mesmo problema...

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida..
    Estou passando pela mesma siuação q vc,
    Até mesmo a questão do meu esposo não querer....e depois aceitar.
    Tudo que vc disse me ajudou mt,porque é exatamente assim q penso..
    Eu e minha filha sempre fomos mt amigas e não queria quebrar esse elo,
    Mt obrigaduuuu um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu estou passando por isso minha filha quer namorar fiquei louca e disse não eu e o pai e marquei um piscologo conversamos todos juntos e depois falou com ela ai mim chamou com o pai dai falou que não tem jeito tenho que permitir se nao eles poderiam se emcontrar escondido eu nao iria vigiar 24 horas dai daria minhas regras e ficar de olho eu não aceito mais vou ter que aceitar é muito dificil lidar com crianças que se desenvolve mais rapido que a idade vai atropelando e eu estou muito preocupada um dia tive a idade dela e vem a preocupação com sexo mesmo falando como é dificil mais vou deixar que não tem jeito é pedir a Deus que mim ajude a cuidar dos 2 (muito obrigada pelo depoimento.

    ResponderExcluir
  5. Tenho 13 anos e infelizmente tenho que namorar escondido, meu namorado é uma pessoa que minha mãe iria amar, disso tenho certeza. Já conversei com ela e não tem jeito, ela nunca dar o braço a torcer, talvez seja cedo, mas quem disse que nós escolhemos a hora de "encontrar uma grande paixão", sei que minha mãe só quer meu bem e tem medo que eu não tenha maturidade suficiente e ela quer que eu aproveite cada momento da minha vida e diz que esse é o momento de eu aproveitar de uma forma diferente, vocês mães tem algum concelho pra me dar de que forma posso convencer meus pais ? Ressaltando que eles são "da moda antiga" e pensam que tudo se resolve na pisa, na porrada. Queria de todo coração que vocês me ajudassem, meu facebook é Luara Vitória, meu e-mail é luara_vitoria8@hotmail.com e espero que vocês me enviem algo que me ajude! Conto com vocês mães, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, acho que vc é muito nova para querer a responsabilidade de um compromisso, imagine vc ficar gravida ( esta é a maior preocupação de todos os pais), o que faria, foque em seus estudos pois nesta fase da vida a visão de todos nós é muito superficial, olhamos apenas o que está perto. Outra coisa eles não querem que namore mais isso não quer dizer que vc não pode ficar com alguem. Mas a vida é sua, só vc poderá decidir. Falo por experiencia própria.

      Excluir
  6. Ola tenho uma filha maravilhosa de 13 anos chamada bianca, e acho que nos dias de hj com toda essa porcaria que passa na TV, acelera o desenvolvimento das crianças para uma vida amorosa precocemente, lembro até hj minha primeira namorada minha idade era de 16 anos, foi uma experiencia muito boa não tive relação sexual com ela apesar de querermos muito isso, a mãe dela teve uma conversa comigo e eu fui muito respeitador. após 18 anos hj eu estou na posição da mãe daquela menina ... e agora hj tive umaconversa com minha filhota pedi para conhecer o menino.
    Disse a ela que a gnt namora para casar e disse que ela teria no maximo 2 anos para namorar e casar com esse menino ... kkkk claro que não é assim bom chego minha hora e como disse a laura vitória uns postes acima ela também vai passar isso com a filha dela e ela vai sentir na pele como foi os erros que ela cometeu e que poderia ter evitado se ouvi-se os seus pais e conversa-se com pessoas mais velhas se eles estão dizendo que não é a hora é por que não é se quiser arriscar vai sofrer a toa e precocemente, a pior coisa que existe nessa vida é decepção amorosa e quem é jovem não tem que passar por isso por causa de imaturidade, qual o jovem que não quer andar de mão dada e dar uns bjinhos e coisa do tipo mais uma coisa eu falo, um namoro nessa idade é difícil de dar certo quase raro, se eu tivesse minha infância de volta, aos 13 anos eu estaria ainda praticando esportes e me divertindo muito com meus amigos começaria a namorar quando estivesse na faculdade pois la encontraria meu grande amor com certeza, e outa nos formaríamos juntos e poderíamos até casar e ter uma vida muito mais estavél pois um curso superior ajuda e muito no salario kkkk. agora sobre a bia vou conversar com a mãe dela pois sou divorciado a 4 anos em um casamento 10 anos que começou quando eu tinha 18 e ela 15 agora te falo passei por diversas traições e também trai muito então dona Laura fique esperta escute os mais velhos e haja como um para vc se dar bem no final, ou penas arrisque com sua vida e aprenda na pele o que é diluviãozão amorosa. e vamos ver o que acontece vou leva-la ao ginecologista periodicamente e instrui-la o máximo que eu puder pois um dia ela vai cortar o cordão umbilical e viver por si só até la quero deixa-la tomar decisões que eu possa intervir pois um dia ela vai ter que tomá-las sozinha.

    ResponderExcluir
  7. É UMA SITUAÇAO COPLICADA , TANTO PARA QUEM LE COMO PARA QUEM VIVE...TAMBEM TENHO UMA FILHA DE 12 , QUE AFIRMA TER UMA IDADE MAIOR NAS REDES SOCIAIS ...VISUALISO SUAS CONVERSAS E ME DA MEDO. AINDA ESTOU PENSANDO COMO VOU RESOLVER ISSO ...MAS JA AVISO : PANCADA NAO , CONVERSA SIM...APANHEI MUITO QUANDO ERA ADOLESCENTE E ISSO NAO ME IMPEDIU DE FAZER MUITAS COISAS DESAGRADAVEIS AO MEU VER HOJE...E OLHA QUE TENHO 34 HEIM....JA ESTIVE NA PELEDO LOBO . HOJE SOU PASTOR DE DUAS BELAS OVELHAS.....E UMA DELAS ESTA QUERENDO SER ADULTA ANTES DA HORA.BEIJINHOS ...ABRAÇOS ...ESCURINHO.....DEPOIS BEYBIZINHO. E AI ? DIFICIL ...ELA NAO SABE QUE VEJO SUAS CONVERSAS NAS REDES . MAS NAO ME IMPORTO COM ISSO.TUDO QUE FAÇO E PARA O BEM .POIS ESTOU CANSADO DE VER AS ADOLESCENTES DE 12 ,13 , 14SE DANDO MAL...AFINAL HOMEN NAO ENGRAVIDA....E´DIFICIL....ESTOU RECORRENDO A TUDO ...LIVROS , FILMES BILIBA....PORQUE É DIFICIL...DEIXAR OU NAO.

    ResponderExcluir
  8. estou nesta situação muito chato isso.que dor so em pensar me da um,desconforto muito grande,mais meu marido por incrivel que pareça aceitou melhor que eu affff.ele que veio ate a mim e conversou ela minha filha tem 13 anos e fará 14 em junho o menino(eca) fara 14 maio.ela conheceu ele nesta nova escola que ela esta,eu não quero luto muito para dar o melhor pra eles(pois tenho um casal).peso a autora do poste para que nos diga como ficou.sabado ele(eca)virá aqui conversar conosco.

    ResponderExcluir
  9. estou nesta situação muito chato isso.que dor so em pensar me da um,desconforto muito grande,mais meu marido por incrivel que pareça aceitou melhor que eu affff.ele que veio ate a mim e conversou ela minha filha tem 13 anos e fará 14 em junho o menino(eca) fara 14 maio.ela conheceu ele nesta nova escola que ela esta,eu não quero luto muito para dar o melhor pra eles(pois tenho um casal).peso a autora do poste para que nos diga como ficou.sabado ele(eca)virá aqui conversar conosco.

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post,passo a mesma coisa com minha filha de 13 anos.acho ela tão novinha pra namorar mas ao mesmo tempo não quero que ela faça nada escondido,agora tenho que conversar com o pai dela,mas creio que vai dar td certo.

    ResponderExcluir